Como ser uma pessoa mais organizada

Por    |


Uma das qualidades mais admiradas tanto na área profissional quanto pessoal é a organização. A capacidade de gerenciar tarefas e materiais garante melhor aproveitamento de tempo e em alguns casos é possível gerar retorno financeiro ou economizar recursos.
Mas antes de pensar na organização ou gestão de uma empresa ou projeto, a gente precisa começar a olhar para si mesmo. Pois, como mudar o mundo quando a única mudança que a gente tem feito é da pilha de roupas da "cadeira" para a cama e vice-versa? Se você quer se tornar uma pessoa mais organizada, é preciso tornar isso um hábito.

Arrume a sua cama todos os dias pela manhã
Pode parecer uma tarefa boba e até mesmo inútil - pra quê arrumar a cama se depois eu vou dormir de novo? - mas, é necessário ignorar esse pensamento. A sua primeira tarefa do dia não precisa ser difícil ou demandar muito tempo para ser realizada. Quando você começa com uma coisa fácil, verá resultados mais rápidos e ficará mais motivado para o que vem a seguir.

Tenha um cesto/balde de lixo no seu quarto
A importância de ter um cesto de lixo no quarto é justamente não acumular lixo em todos os outros cantos, como na mesa do computador, ao lado da cama, em uma estante ou até mesmo dentro do guarda roupa. Quando você destina um local específico para o lixo, irá criar o hábito de depositá-lo lá. É importante evitar armazenar restos de comida nesse local para não atrair insetos.

Organize seu guarda roupa
O portal para a Terra da Procrastinação é invocado quando decidimos arrumar o guarda-roupa. Então, ao invés de tirar um dia para organizá-lo por inteiro - afinal, sabemos que isso não vai acontecer - divida essa grande obrigação em pequenas tarefas. Se você tem algum tempo livre de segunda à sexta divida em 5: 
  • Camisas
  • Calças
  • Saias/Shorts
  • Vestidos/Casacos 
  • Roupa de baixo/Meias
O tumblr Bobella criou um infográfico que pode te ajudar a definir o que é relevante para ficar no guarda roupa, o que tem que ir pro lixo e o que pode ser útil para outra pessoa. Clique no link, salve a imagem e use durante a arrumação.

Depois que o ambiente que você "mora" - a gente sabe que você nem sempre passa tanto tempo aqui quando gostaria - está organizado é hora de pensar da porta para fora.

Compromissos
Tanto os smartphones Android como iOs possuem diversos aplicativos voltados a gerenciamento de tarefas, alguns inclusive já vem instalados nos aparelhos e é possível utilizá-los ao seu favor. Se você tem um compromisso na próxima quarta as 14h, pode adicionar o nome, horário, local e (ao menos no Android) mais de uma notificação para lembrá-lo disso. A 1ª notificação pode ser pela manhã, por volta das 8h, assim que você acorda ou está saindo para trabalhar/estudar. A segunda pode ser as 10h para que você lembre de tirar as xerox que precisa levar para o compromisso. A terceira e última notificação pode ser a 13h, informando que é preciso sair para chegar a tempo.
Quando costumo ir para algum lugar que não tenho o hábito de frequentar, sempre busco a rota no Google Maps e salvo no celular. O próprio Google possibilita que você estime o horário que irá sair ou que precisa chegar ao destino. Eu sempre calculo cerca de 10 a 15 minutos antes do combinado, para prever possíveis imprevistos, como trânsito ou problemas no transporte público. Se for um compromisso muito importante que não tolera atrasos, adicione uma margem de 30 minutos de antecedência. É melhor esperar do que perder uma boa oportunidade!
Emprego e projetos
Os post-its podem ser ótimos aliados na organização de projetos pessoais e tarefas no emprego. As cores vibrantes podem ser divididas por prioridade de entrega; também funcionam como um recurso do brainstorming - chuva de idéias: quando o time se junta para sugerir temas, propostas e etc - a informação mais precisa ou resumida que está no post-it pode ser uma palavra ou frase de ordem "Pesquisar Marketing de Conteúdo 11/09", "Criar uma postagem sobre Instagram 12/09", "Puzzle Feed" e etc.
Apesar de não estar trabalhando em uma empresa, apenas realizando freelas em casa, tenho post-its colados no meu monitor com as minhas tarefas e compromissos cotidianos e simultaneamente assuntos que devo pesquisar para criar conteúdo para o blog. No meu monitor consigo colocar até 5 post-its lado a lado e organizo eles de segunda à sexta. 
Observe o ambiente que você trabalha e identifique aonde você pode colar post-its na sua mesa, se não for possível, faça uma lista numa agenda física e vá dando check a cada nova tarefa realizada. É importante manter as tarefas que você já fez e não apenas o que precisa fazer, para se motivar diariamente.

Por fim, é importante lembrar que você não se tornou uma pessoa desorganizada do dia pra noite, é um hábito que vem sido alimentado por anos e que não será mudado num passe de mágica. Então tenha paciência, dedique-se e recomece quantas vezes achar necessário. Você consegue!

Espero que tenha gostado, até a próxima.
- Comentários via Facebook
0 - Comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá visitante, seja bem vindo a área de comentários.

Peço por gentileza que os comentários sejam relacionadas a postagem em questão. Aceitamos críticas, elogios, sugestões, solicitações de parcerias e etc no e-mail zebraconceitual@gmail.com.

Retribuirei a visita ao seu blog o mais breve possível. Desde já, obrigada.