#MeanGirlsDay - O Manifesto Rosa

Por    |

Mais um dia 3 de outubro e dessa vez ainda mais especial - é quarta feira - e como você deve saber, as quartas nós usamos rosa. Não está entendendo sobre o que eu - e metade da internet - falou o dia inteiro? Vem que eu te explico.
O filme que viria a se tornar um clássico cult, considerado por críticos de cinema como uma sátira realista sobre a relação de garotas no ensino médio, começou a ser escrito por Tina Fey em 2002, durante suas férias do programa Saturday Night Live. Lançado em 9 de julho de 2004, Mean Girls contou com direção de Mark Waters e Roteiro de Tina Fey; ele é inspirado no livro Queen Bees and Wannabes, de Rosalind Wiseman, que ensina de maneira didática como os pais podem lidar com os conflitos, fofocas, bullying e relacionamentos adolescentes.


Após a leitura de Wiseman, Tina Fey percebeu o quanto as relações de garotas podem ser tóxicas, pois as fronteiras culturais e sociais que as separam em hierarquia na fase escolar são frágeis, podendo se desfazer a qualquer momento, levando garotas a digladiar física e verbalmente para diminuir umas às outras. Inspirada em suas próprias experiências no colegial, a roteirista começou a desenvolver as personagens, que não existem no livro de Wiseman, para abordar temas como o bullying, hierarquias sociais, segregação cultural, pressão social em relação a autoimagem, sexualização precoce das adolescentes e, principalmente, a rivalidade feminina.


A história começa quando a adolescente Cady Heron (Lindsay Lohan) que foi educada em casa na África por seus pais Betsy Heron (Ana Gasteyer) e Chip Heron (Neil Flynn) se muda de volta para os Estados Unidos, nos subúrbios de Illinois. A necessidade faz com que Cady finalmente vá para escola, ingressando no colégio North Shore High direto no ensino médio. Nos primeiros dias ela recebe uma rápida introdução por Janis Ian (Lizzy Caplan) e Damian Leigh (Daniel Franzese) sobre as regras de convívio que segregam os grupos entre os fracassados e os populares.


Uma brincadeira de garotos faz com que Cady interaja com As Poderosas, o grupo mais popular do colégio, formado por Regina George (Rachel McAdams), conhecida como a abelha rainha; Gretchen
Wieners (Lacey Chabert), a garota rica e que sabe tudo sobre todos; e Karen Smith (Amanda Seyfried), a garota burra. Com o passar dos dias, Cady aprende porque suas novas amigas têm esse título e ingressa numa jornada de vingança pessoal para sabotar o time de Regina na intenção de conquistar Aaron Samuels (Jonathan Bennett).


Só que as confusões provocadas por Cady e Regina ganham proporções épicas quando o livro de segredos e maldade das poderosas, o Burn Book (Livro do Arraso) vem a público, obrigando a Professora Norbury (Tina Fey) e o diretor da escola, Sr. Duvall (Tim Meadows), a tomarem providências sobre o comportamento das garotas do 3º ano e como suas atitudes negativas têm influenciado em suas personalidades e relacionamentos.

Agora que você já sabe sobre o que o filme se trata, eu te conto porquê o dia 3 de outubro é eleito o Dia Mundial de Meninas Malvadas ou como a gente gosta de tratar nas redes sociais #MeanGirlsDay. Em uma das cenas do filme o "galã" Aaron Samuels pergunta a Cady que dia é e ela responde 3 de outubro. Pronto. Foi preciso isso para eleger o #MeanGirlsDay e nessa quarta-feira ele foi mais que especial em uma comemoração dupla, porque nas quartas As Poderosas usam rosa.

O que mais se viu pelas ruas e redes sociais foi a galera ostentando um look rosa, postando fotos no Instagram com predominância da cor e fazendo referências aos filmes, que mesmo 14 anos após sua estreia continua em relevância na Cultura Pop. Nos próximos dias farei mais postagens sobre esse filme contando um pouco de como foi a experiência de realizar um TCC em Publicidade e Propaganda sobre Meninas Malvadas. Fiquem atentos!

A Regina George que habita em mim, sauda a Regina George que habita em você.
Até a próxima!
- Comentários via Facebook
0 - Comentários via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá visitante, seja bem vindo a área de comentários.

Peço por gentileza que os comentários sejam relacionadas a postagem em questão. Aceitamos críticas, elogios, sugestões, solicitações de parcerias e etc no e-mail zebraconceitual@gmail.com.

Retribuirei a visita ao seu blog o mais breve possível. Desde já, obrigada.